A Aralbo Portugal seleccionou este método de limpeza de alcatifas, pois este é indicado pelos principais fabricantes mundiais de alcatifa. Neste sentido, e com o objectivo de respeitar rigorosamente as indicações destes fabricantes e de não comprometer as características físico-químicas das alcatifas, seguimos as instruções fornecidas após contactos estreitos com vista à selecção do melhor método de limpeza de alcatifas, que nos garante a ausência total de danos e total respeito pelas alcatifas e pelos materiais sobre elas depositados.
Para além disto, o facto de sermos consultores de algumas marcas e representantes nacionais, para a área da limpeza e manutenção de alcatifas, permito-nos um conhecimento muito profundo dos métodos adequados e sua aplicação.
A Aralbo Portugal é especialista na recuperação, limpeza e manutenção a seco de alcatifas.
O recurso aos serviços da Aralbo Portugal traduz-se numa significativa melhoria da salubridade dos espaços e num aumento da longevidade das alcatifas, permitindo economizar importantes recursos financeiros através do aumento efectivo da vida útil das mesmas.
A Aralbo Portugal possui pessoal especializado na limpeza e manutenção a seco de alcatifas, que recebeu formação específica e possui larga experiência, nomeadamente, no tratamento de problemas habitualmente tidos como difíceis ou mesmo impossíveis de solucionar.
A Aralbo Portugal, no desenvolvimento do seu Programa de Manutenção a Seco de Alcatifas, utiliza um sistema que assenta nos seguintes pressupostos:
O Sistema de Limpeza a seco de alcatifas é um sistema de limpeza profunda e que extrai de forma altamente eficiente a sujidade das alcatifas.
Este sistema assenta no seu exclusivo produto seco, composto por milhões de pequeníssimas esponjas orgânicas absorventes, não poluentes e recicláveis, humedecidas com água, detergente aromatizante e um desinfectante, resultando menos de 5% de humidade neste produto.
Os detergentes químicos presentes nas esponjas, dissolvem e absorvem de imediato a sujidade e as manchas de forma controlada.
Por sua vez, as escovas do equipamento, levantam penteando e endireitando os pêlos da alcatifa. As esponjas entram em contacto com toda a superfície do pêlo da alcatifa e mantêm a sujidade a si agregada, até serem aspiradas e assim removidas da alcatifa.
As manchas, assim não reaparecem e este sistema não deixa resíduos que possam atrair de novo a sujidade.
O sistema de limpeza a seco de alcatifas combate de facto a proliferação de pulgas, ácaros, bactérias e fungos. Este combate faz-se porque uma das consequências da aplicação deste método de limpeza é a redução significativa da humidade relativa da alcatifa, o que produz um meio menos propício ao desenvolvimento e sobrevivência destas comunidades, responsáveis por várias doenças.
Os métodos húmidos, pelo contrário, propiciam o desenvolvimento destas comunidades, pois aumentam o índice de humidade média nas alcatifas.
Convém ainda referir que, no combate a estas comunidades, a limpeza de alcatifas apenas pode ser preventiva, pois em caso de proliferação ou infestação, apenas o recurso a empresas especializadas no combate a pragas pode resolver o problema – 1º pois apenas estas podem, legalmente, prestar estes serviços – 2º pois, por exemplo, as pulgas (Insectos) e os ácaros (Aracnídeos) apenas são combatíveis com fumigação de insecticida para os primeiros e produto específico, se este existe, para os segundos.
Semestralmente | Totalidade da área em alcatifa |
---|---|
Trimestralmente | Corredores, recepções e zonas de maior tráfego |
Mensalmente | Recepções e zonas de transição entre o exterior e o interior |
Sempre que necessário | Remoção pontual e imediata de nódoas |
A Alcatifa deverá ser aspirada diariamente com recurso a aspiradores bate-escova, uma vez que estes são os únicos adequados para alcatifa.
Esta acção de aspiração diária é vital para a manutenção da alcatifa e da sua longevidade.